O que é Fibromialgia


A fibromialgia é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points).

Várias pesquisas indicam que anormalidades na recepção dos neurotransmissores são frequentes em pacientes com fibromialgia. Essas alterações podem ser o resultado de stress prolongado grave. Depressão maior e transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de estresse pós-traumático, são comorbidades comuns. Dentre os vários prováveis responsáveis pela dor constante estão, problemas no sistema dopaminérgico, no sistema serotoninérgico, no hormônio de crescimento, no funcionamento das mitocôndrias e/ou no sistema endócrino.

Continue lendo neste link (origem do texto acima):

16 comentários:

  1. Amiga,infelismente há 8 anos,faço tratamento para fibromialgia,porém não tenho exito,larguei a empresa,me afastei dos amigos e vivo querendo estar sozinha ..por favor me ajude a entender o que é isso
    Sinto muitas dores e pra falar a verdade já estou me acostumando .
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga.
      Ninguém entende muito bem esta síndrome!
      Para diminuir meu sofrimento, ou seja, para diminuir as dores, eu me isolo do mundo.
      É simples assim!
      Vou para o mundo... Me estresso... Fico dolorida.
      Me isolo... me protejo... Menos dores.
      Minha única sorte é que sempre fui meio solitária, então o isolamento imposto a mim mesma me não me causa maior sofrimento.
      Infelizmente também estou me acostumando.
      Somos obrigadas a nos acostumar porque não dá para sair correndo de nós mesmas.
      Bjs

      Excluir
  2. ...a cho que o ponto principal é o conhecimento de saber o que se tem pois vivia achando que era uma loucam por cada dia sentir uma coisa...agora vejo que não sou unica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone. Você está certíssima. Eu sempre digo que quando se conhece muito bem o monstro contra o qual se vai lutar a vitória é mais facilmente alcançada! Bjs

      Excluir
  3. também tenho isso a 2 anos em tratamento e parece q o remédio não faz efeito,a dor é tanta,e os remédios são tão fortes q a gente fica atordoada,tonta....cada dia é um dia de luta,só quem tem isso sabe ....parece q a vida foi cortada pelo meio?tem dias q não quero nem ver claridade ,barulho ficar num mundo de silencio..!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lenir.
      Difícil mesmo conseguirmos nos livrar das dores. Atordoamento e tontura também tenho e acho que no meu caso é da própria fibro. Espero que tenha melhoras. Cuide-se bem sempre.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  4. Cristina e Lenir sinto o mesmo que voces estou trabalhando so por Deus, cansada de tanta dor,durmo com dor,acordo com dor, passo dia com dor, nao tenho mais alegria,as pessoas me criticam porque nao faço atividades fisica, ja tentei, mas quando volto p casa so eu sei e enloquecedor, tenho chorado muito de tristeza, mais principalmente pq recebo criticas por nao querer sair, como se gostasse de ficar em casa a base de remedios, procuro sempre dormi p aliviar a dor e unico momento que nao sinto, isso quando nao sou acordada por ela.obrigada por dividirem suas experiencias e muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Lima.
      Muito difícil mesmo lidar com as críticas, a incompreensão e a falta de sensibilidade das pessoas que convivem conosco. Isso machuca demais!
      Mas é preciso seguir em frente do jeito que der!
      É impressionante dizer isso, mas nada vem grátis!
      A fibromialgia veio para mim como um pacote de "acorda Cristina" que a vida não é tão linda como você imagina!
      Antes da fibro eu vivia em um mundo irreal, vivia em um mundo melhor, um mundo que fazia parte do meu imaginário, um mundo muito bom. Já tinha tido algumas decepções, mas ainda conservava muita ilusão.
      A fibro veio para abrir meus olhos e me mostrar o mundo real em que vivemos, um mundo onde encontramos todo tipo de pessoa e também todo tipo de reação perante problemas!
      Descobri com muito sofrimento que somos uma ilha, que por mais que nos misturemos estaremos, de verdade, sempre sozinhos e que precisamos aprender a contar somente conosco na maioria das vezes.
      Aprendi que as pessoas não te darão o que espera delas, que não retribuirão da forma como você esperava e que elas só vão te dar o que são capazes de oferecer e nem por isto são pessoas más.
      As pessoas oferecem o que tem no coração, de acordo com a vivência e a evolução delas.
      As pessoas não são más, elas simplesmente não são capazes de compreender e apoiar!
      Encontrei sim, pessoas maravilhosas, que surgiram, algumas do nada e de repente. Tudo tem seu momento certo e elas surgiram apenas depois das lições aprendidas!!!
      Espero ter ajudado um pouco.
      Cuide-se bem, abraço onde não dói e fique em paz!
      Mil bjs

      Excluir
  5. Estou ainda tentando entender o q e isso. Apenas sei q n suporto mais. Vai fazer 1 semana e ja estou arrasada. Quero mt dividir, aprender e trocar experiências. Desde ja obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana. Bem vinda!
      O começo não é nada fácil. A descoberta do problema causa muita insegurança, medo e dor.
      Aqui é um bom lugar para tirar algumas dúvidas, talvez não todas.
      Faça tratamento com um reumatologista que é o melhor especialista para fibromialgia. Siga as orientações, tente se acalmar e logo estará melhor. Crises podem sempre acontecer, mas com o tratamento e o tempo serão mais suportáveis.
      O melhor para se livrar da insegurança é a informação. Conhecer o problema a fundo é uma boa alternativa para se tranquilizar e sofrer um pouco menos.
      Grande beijo e obrigada

      Excluir
  6. Bom Dia Meu nome é Mara, descobri a sindrome ha alguns meses e sempre ela volta pior... ultimamente nao tenho animo pra sair nem gosto de receber visitas sinto que meu humor esta cada dia pior pela dor... mas as pessoas realmente nao entendem tenho vontade de voltar a morar sozinha pra não ter que fingir estar bem já fui em um reumatologista mas a medicação me engordou. Você poderia me orientar qual medicação vc toma e se isso tbm aconteceu com vc disturbios no peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mara.
      Bem vinda.
      Nós chamamos esta volta dos sintomas de crises.
      Sempre tive crises, algumas mais suaves e outras mais intensas. Quando eu melhorava um pouco, pronto... Lá vinha mais uma crise e assim foi sempre...
      Fique bem atenta ao seu humor, se piorar pode ser depressão. Fale sobre isso com seu médico.
      Infelizmente a maioria das pessoas com fibromialgia apresentam depressão e ela aparece por causa das funções do cérebro que precisam ser reguladas e também por ficar difícil de lidar com as dores e com a incompreensão de familiares e amigos que não conseguem entender o que se passa conosco.
      Comigo também aconteceu o aumento de peso por causa da medicação e luto até hoje para emagrecer!!!
      Peça para seu médico mudar a medicação para ver se evita a briga com a balança. Geralmente a balança ganha esta guerra!!
      No meu caso não está fácil... Mulher... Mais de quarenta... Hormônios em queda... Afff... E ainda por cima não gosto de atividade física!
      Obrigada por comentar e grande beijo

      Excluir
  7. Oi tudo bem ? Então minha namorada esta com essa síndrome e nao sei como ajudá-la, ela sempre ta nervosa com tudo e nao é culpa dela e sim da dor causada pela síndrome eu queria saber de você como poderia ajudá-la a pelo menos nao ficar tao nervosa e tentar amenizar suas dores? Obrigado desde já,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Bem vindo.
      O fato de você estar preocupado com ela já é uma super ajuda.
      Demonstre isso a ela. Dizer que está pesquisando e lendo sobre o assunto vai fazer ela se sentir menos sozinha na luta contra esta síndrome.
      Tenha muita calma e paciência porque o emocional fica super abalado princialmente nas crises de dor.
      As dores da fibromialgia podem ser muito fortes, tão fortes que algumas pessoas precisam recorrer ao uso da morfina para amenizar.
      Então, primeira coisa é amor e paciência, a segunda coisa é verificar se ela está indo aos médicos corretos e se está tendo a orientação adequada para atender todos os sintomas.
      O tratamento da fibromialgia é feito com vários especialistas ao mesmo tempo. Alguns centros médicos, denominam isso como equipe multidisciplinar que pode ser composta de vários profissionais de acordo com o caso, como por exemplo: reumatologista, psiquiatra, fisioterapeuta, fisiatra, ortopedista, psicólogo, acupunturista, anestesista, terapeuta ocupacional, neurologista e outros...
      Espero ter ajudado, mas amor, paciência e compreensão são fundamentais!
      Abraços

      Excluir
  8. boa noite eu já convivo com este tormento a pelo menos a uns 10 anos,eu só posso dizer que é um problema um tanto que maior para min porque ceve mais em mulheres que em homens sempre que vejo um artigo ele abrange mais explicações envolvendo mulheres e não de uma forma geral.Gostaria de saber como conviver melhor com isto pois sei que não tem cura mais também não posso parar de trabalhar,bom até uma próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitor(a) não identificado.
      Trabalhar com dor é bem difícil mesmo!!!
      Para homens e mulheres, a indicação é se tratar com uma equipe multi disciplinar que envolve ser tratado por reumatologista, psiquiatra, fisiatra e fisioterapeuta. Esses profissionais podem melhorar muito a vida de pessoas com dor.
      Alguns hospitais tem centros para tratamento da dor onde é possível encontrar estas equipes multi disciplinares.
      Espero ter ajudado e se cuide bem.
      Obrigada
      Abraços

      Excluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...