29 junho 2009

Fibromialgia e perfeccionismo

Eu e minha fibromialgia!
Uso uma agenda para marcar muitas coisas porque minha memória nunca foi exemplar e de repente se tornou um lixo. Quando passei a conhecer a fibromialgia descobri que este problema é mais uma das facetas da síndrome.

Quando eu passava por uma consulta, a médica me viu anotando alguma coisa na agenda e disse que isso é uma característica de quem tem fibromialgia e que os fibromialgicos são pessoas perfeccionistas. Quando ouvi isso não dei muita importância porque eu uso agenda para não deixar de fazer certas coisas por causa do esquecimento.

Quando eu li o texto abaixo me lembrei do dia da consulta e da observação da média e naquele momento eu não quis aceitar esta condição, então passei a me analisar e cheguei à conclusão que tenho esta característica sim, mas não de uma forma exagerada e conclui que isso não estava me ajudando em nada.

Nesta época eu já andava usando uma frase criada por mim que é a seguinte, “Cansei de ser boazinha”, esta frase tem a ver com a questão de saber dizer “não”, coisa que eu tinha bastante dificuldade para fazer e que agora estou aprendendo e posso dizer que é bem melhor porque evita que eu faça coisas das quais não goste ou que não tenha vontade ou que vão me sobrecarregar de alguma forma.

Agora criei uma nova frase, “Cansei de ser certinha”, esta utilizo para me lembrar de que não preciso ser perfeita e fazer tudo direito e estou procurando não me cobrar tanto como antes e não ser tão exigente para comigo mesma.

Se acharem interessante adotem as minhas frases engraçadinhas, talvez elas possam ajudar!!!

Abraços a todos


Este site é muito bom, dá uma espiadinha!
http://www.fibromialgia.com.br/


..o゚・:,。★゚・:,☆゚:,。★,:・゚o..



Você éperfeccionista?


O perfeccionismo habitualmente é tido como uma qualidade a ser almejada. Porém, nos pacientes com fibromialgia, esta busca pode ser improdutiva e até mesmo danosa. Algumas “dicas” podem ajudar a identificar este perfeccionismo excessivo.

Por exemplo, se você acredita que pedir ajuda é um sinal de fraqueza; fica preocupada em cometer erros na frente de outros; as coisas têm que ser feitas sempre do jeito que você quer; se você se aborrece se outros não são perfeccionistas ou não fazem as coisas do jeito ou no tempo que você quer; você fica pensando em erros do passado; você demora mais que outras pessoas para completar uma tarefa, pois esta nunca está completa o suficiente; você não pára com esta tarefa mesmo que outros digam que já está bom ou que você esteja cansada. Todos estes são sinais de um perfeccionismo excessivo e não saudável.

Como este tipo de comportamento pode levar a problemas de saúde e bem estar? Bem, de várias maneiras diferentes: você começa a não completar as coisas, e pode ficar deprimida ou infeliz; começa a perder muito tempo nas coisas do dia-a-dia, pois se preocupa com detalhes pequenos e sem importância. Uma dificuldade de convivência com outras pessoas começa a aparecer, pois você não aceita as coisas sendo feitas de outra maneira que não a sua; você não consegue mais sentir a sensação de “dever cumprido”, e isto leva a uma frustração crescente e pode piorar ou causar uma depressão.

Como se pode quebrar este círculo de perfeccionismo exagerado? Bem, primeiramente aceitando o fato que o perfeccionismo em si pode ser danoso para a sua saúde; ter expectativas realistas para você mesmo e para as pessoas que lhe cercam. Estabelecer suas prioridades, para poder programar quanto tempo será gasto em cada tarefa. Estabeleça este tempo e o respeite, para aprender a se poupar. Dê uma folga para si mesma - tenha cuidado com a autocrítica excessiva e peça por ajuda mais vezes. Tente fazer coisas de um jeito diferente, e tenha prazer de novas experiências. “Ouça” seu corpo e pare com uma tarefa se a mesma está lhe causando dor. Aceite bem críticas construtivas e não como uma ofensa. Aprenda a importância e o valor de dizer não.

Lembre-se que ninguém é perfeito, e que deixar o perfeccionismo para trás pode ser uma experiência libertadora!

..o゚・:,。★゚・:,☆゚:,。★,:・゚o..


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...