13 outubro 2018

Você é uma pessoa sensível?

Olá, meus queridos amigos de fibra.
Faz muito tempo que não posto nada!!!
Mas agora não vou explicar isso, pois o assunto que venho tratar hoje é mais importante!!!
Tenho certeza, que muitos vão se identificar.
Não sei vocês, mas eu sou uma pessoa altamente sensível!!!
Eu fui uma criança sensível, uma aluna sensível, uma filha sensível, uma neta sensível, uma sobrinha sensível, uma irmã sensível, uma tia sensível, uma amiga sensível, uma namorada sensível, uma esposa sensível, uma nora sensível, uma cunhada sensível, uma paciente sensível, uma cliente sensível, uma profissional sensível, uma vizinha sensível... E isso é interminável!
Parece que agora encontrei as respostas que tanto procuro.

Sensível sim, chata não!!!
Já ouvi dizer, que pessoas do signo de peixes são muito chatas. Eu já conheci pessoas de peixes muito chatas!
Não sou maravilhosa, mas não sou chata. Fico chata se estiver extremamente cansada.
Geralmente estou bem e mesmo que não esteja, procuro aparentar estar bem já que ninguém está bem o tempo todo e a realidade é que ninguém quer estar ao lado de pessoas com problemas, sendo assim, eu guardo o não estar bem, só para mim.
Certo, mas vamos voltar à questão da sensibilidade.
É bem provável, que esta sensibilidade acentuada, seja uma das causas do surgimento da depressão e da fibromialgia em minha vida, e de vários outras dificuldades emocionais que já vivi.

Tenho uma lista de questionamentos, que sempre fizeram parte da minha vida, sem nunca ter encontrado respostas satisfatórias.
Por que, quando criança, eu não era compreendida e sofria bullying, aos seis anos, dentro da minha própria casa?
Por que sofri tanto com a agressividade e a tirania do meu pai?
Por que eu sentia que meu pai me desprezava e me considerava fraca, inútil ou sei lá o que?
Por que sofri tanto com o desprezo e a maldade da minha avó paterna?
Por que nunca conseguia me sentir bem e a vontade na companhia de outras crianças?
Por que eu achava as outras crianças tão brutas e malvadas?
Por que sofri tanto com a separação dos meus pais?
Por que sinto tanto a falta da minha mãe?
Por que quando alguma pessoa me agride verbal e psicologicamente eu me sinto tão mal e por tanto tempo?
Por que não consigo ser irônica?
Por que sinto que as pessoas são muito frias e insensíveis?
Por que sinto que muitas pessoas são tão más?
Por que eu me assombro tanto com a maldade humana?
Por que desavenças e discussão me fazem tão mal?
Por que não consegui conviver com o estresse das questões conjugais?
Por que as coisas me afetam tanto?
Por que tudo que sinto é tão intenso?
Por que tudo em minha vida gira em torno do meu emocional?
Por que sou muito mais sensível do que as outras pessoas?
Por que me sinto tão frágil por ser mais sensível?
Por que eu me sinto tão insegura por ser mais sensível?
Por que, algumas vezes, eu me sinto inferior aos outros por ser mais sensível?
Por que me parece que as outras pessoas conseguem virar suas páginas tão mais fácil e eu não?
Por que as outras pessoas tem respostas rápidas para as agreções que lhes são dirigidas e eu não?
Por que eu me acho tão diferente dos demais?
Por que eu me sinto como um “peixe fora da água”?
Por que as outras pessoas não entendem minha forma de ser?
Por que sou tão criticada?
Por que gosto tanto de ficar sozinha?
Por que as vezes, necessito desesperadamente de solidão?
Por que depois de estar, por muito tempo, em algum lugar cheio de pessoas, eu necessito urgentemente estar sozinha?
Por que reuniões sociais são circunstâncias sempre tensas para mim?
Por que tenho dificuldade de me sentir tranquila e super a vontade na presença de outras pessoas?
Por que procuro evitar o contato com outras pessoas já pensando em me proteger de algum sofrimento?
Por que eu me sinto tão cansada e exaurida depois de passar por alguma situação tensa?
Por que eu me sinto tão cansada e exaurida depois de estar em por um longo período na companhia de mais pessoas?
Por que preciso estar em um ambiente tranquilo para me sentir feliz?
Por que sofro com o sofrimento dos outros?
Por que eu me emociono tanto com a emoção das outras pessoas?
Por que sempre choro quando vejo alguém chorando?
Por que preciso evitar aquelas matérias trágicas da mídia, que me fazem tão mal?
Por que sou tão afetada pelo ambiente que me cerca?
Por que tudo me afeta tanto?
Por que sofro tanto?
Por que sou tão sensível?

E se eu pensar mais um pouquinho essa lista não termina!!!
Vocês se identificaram as minhas questões?
Talvez com algumas não é?
Se você é muito sensível como eu, é importante saber, que ser uma pessoa sensível é normal e que fazemos parte dos 20% das pessoas especiais que andam por este mundão a fora.
Continue lendo e descubra tudo isso como eu estou descobrindo!!!

Está ocorrendo, mais um divisor de água em minha vida!!!
Por isso, vim correndo falar sobre o assunto.
Desejo que meus amigos altamente sensíveis, parem se sofrer como eu estou parando!!!
Encontrei explicação para minha insegurança e meus questionamentos!!!
Descobri também, que a grande interação que tenho com meu amado cãozinho, vem da alta capacidade que tenho, de perceber e compreender suaves e profundas nuances, como o olhar de um animal, que outras pessoas não percebem!!!

A luz chegou através de duas matérias que encontrei em dois sites.
Descobri que sou uma pessoa (PAS) e isso está fazendo uma diferença incrível no entendimento dos meus porquês!

Mas o que é uma pessoa (PAS)?
Pessoas (PAS), são pessoas altamente sensíveis!!!

Vou resumir o que li nas matérias.
Uma das matérias diz que as pessoas (PAS), Pessoas Altamente Sensíveis, possuem quatro dons. Na outra matéria, diz também, que ser sensível é algo normal e não um defeito, que 15% à 20% da população, apresenta alta sensibilidade em diferentes graus.

Segue o meu resumo dos quatro dons das pessoas (PAS) Pessoas Altamente Sensíveis:

1- O dom do conhecimento interior
Essa alta sensibilidade é um dom e não uma razão para se sentir estranho ou inseguro. Percebemos as coisas de uma maneira diferenciada, com mais sentimento, coração e emoção. Revelam também que a sensibilidade é uma ferramenta do conhecimento interior para o entendimento e percepção de tudo o que nos rodeia. Ter o conhecimento das emoções não é uma fraqueza, é uma arma poderosa que nos permite entender melhor as pessoas, mas que ao mesmo tempo, nos torna mais vulneráveis ao sofrimento e ao comportamento das outras pessoas. É muito importante o autoconhecimento, para sabermos reconhecer nossos limites e podermos utilizar a sensibilidade a nosso favor, e em beneficio das outras pessoas, sem perder o equilíbrio. Precisamos compreender e valorizar nossa natureza sensível, para podermos lidar melhor, com a tendência materialista da sociedade atual.

2- O dom de desfrutar da solidão
Sobre a solidão, esclarece que não temos medo dela, mesmo gostando da companhia dos outros, nos sentimos felizes sozinhos, na solidão nos conectamos com nossos pensamentos. Somos bons pensadores! Na solidão também damos vazão à nossa enorme criatividade. Somos pessoas que preferimos evitar aglomerações, ambientes barulhentos e agitados. É muito importante mantermos nosso equilíbrio emocional para evitarmos buscar fugas, usadas como mecanismos de proteção.

3- O dom de viver com o coração
Sobre nossas emoções, diz que vivemos através do coração. Tudo é vivenciado com muita intensidade, o amor, as amizades e todo o resto. Também apreciamos muito as pequenas nuances do dia a dia, como a beleza de uma pintura, uma paisagem ou uma música. Podemos nos cansar mais facilmente que os demais, pela intensidade com que vivenciamos todas as situações, emoções, sons, formas, cores e impressões. Somos pessoas que agimos com muita empatia e temos também um alto grau de intuição.

4- O dom do crescimento interior
Sobre nossa evolução interior, que acontece desde a infância, quando já se evidenciam a intuição, a sensibilidade a cheiros fortes, o desconforto com luzes, é preciso aprender a administrar essa sensibilidade e não deixar que as fortes emoções nos desestabilizem e causem o sofrimento. É importante percebermos, que apesar de as outras pessoas parecerem insensíveis, isso não significa que amem menos, mas que o fazem de forma diferente, e é necessário entender e compreender isso. Precisamos também, apesar de nos sentirmos como um “peixe fora da água” ou como um “alienígena”, encontrar formas de não transformarmos essa sensibilidade em um problema contra nós mesmos.

E então, eu lhes pergunto, meus amigos.
Vocês se consideram Pessoas Altamente Sensíveis?

Para quem quiser mais conteúdo, recomendo o livro sobre pessoas (PAS), Pessoas Altamente Sensíveis, que estou amando!!!

Em 1996, a psicóloga norte americana, Dra. Elaine N. Aron, que se autodenomina uma pessoa (PAS), lançou nos Estados Unidos, o livro “The Highly Sensitive Person”, sobre pessoas (PAS), Pessoas Altamente Sensíveis. Ele foi lançado aqui no Brasil em 2002, com o título “Use a Sensibilidade a Seu Favor - Pessoas Altamente Sensíveis”, pela Editora Gente.
Neste livro, a autora relata sua vivencia como pessoa (PAS), descrevendo seu sofrimento, o longo período de isolamento do mundo e a descoberta da alta sensibilidade em terapias. Depois do entendimento, ela voltou a se reintegrar ao mundo e estudou profundamente a questão. Compartilha seu conhecimento e orienta como podemos viver melhor, sendo pessoas (PAS).

Não encontrei o livro novo em livrarias.
Já aviso, que vocês terão muita dificuldade para encontrar este livro, pois deixou de ser publicado pela editora, mas vale a pena correr atrás.
Procurei muito, até cansar e desistir. O meu chegou até mim usado e veio de um sebo, não sei dizer de qual, pois ganhei de uma amiga que o encontrou graças a um amigo livreiro.
Já comecei a ler e estou adorando e descobrindo porque tive tantas dificuldades até agora.

Fico me perguntando, porque este livro maravilhoso parou de ser publicado no Brasil?
Esta questão das pessoas (PAS) Pessoas Altamente Sensíveis, precisa ser divulgada e expandida.
Existem muitas pessoas (PAS) como eu, pais e mães com filhos sensíveis, professores com alunos sensíveis, amigos com amigos sensíveis, chefes ou colaboradores sensíveis, e estas pessoas poderiam encontrar muitas explicações e soluções com o conhecimento sobre os estudos e a obra desta médica!!!

Vou recomendar aqui dois vídeos muito interessantes sobre essa sensibilidade acentuada. Um deles está recomendado em uma das matérias e o outro, eu mesma encontrei no canal.

Vou deixar também aqui no post, o link das duas matérias, que me estimularam a procurar o livro e também uma dica sobre o livro em PDF.

Sobre os links que vou recomendar, aviso que prefiro não deixar links disponíveis para cliques. Faço isso para proteger o blog de vírus. Para usar os links, é necessário copiar e colar em seu navegador.

Estes são os links das matérias
(copie e cole em seu navegador)
https://amenteemaravilhosa.com.br/os-quatro-dons-das-pessoas-altamente-sensiveis-pas/
https://www.greenme.com.br/segredos-para-ser-feliz/6739-pessoas-altamente-sensiveis

Este é o link do site (em inglês) da autora do livro
Site da Dra. Elaine N. Aron.
(copie e cole em seu navegador)
https://hsperson.com/

Estes são os links dos vídeos da Joyce Eliza, sobre pessoas (PAS)
(copie e cole em seu navegador)
https://www.youtube.com/watch?v=6XCoTefEQK8&t=22s
https://www.youtube.com/watch?v=vJDIx4p9BRI&t=185s

Aqui segue a dica e o link sobre o livro em PDF.
Para quem usa o Scribd, o livro está lá disponível para download.
(copie e cole em seu navegador)
https://pt.scribd.com/document/351428475/Aron-Elaine-Use-a-Sensibilidade-a-Seu-Favor-pdf

Comentem aqui no blog, quero muito saber se vocês são pessoas (PAS), Pessoas Altamente Sensíveis como eu.

Abraços a todos e até a próxima!

O texto acima é de minha autoria e está protegido pela lei de direitos autorais.

2 comentários:

  1. Tb sou bem assim.... me reconheci !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita.
      Bem-vinda, amiga sensível!
      Vamos começar a valorizar esta nossa característica e comemorar, pois fazemos parte dos 20% de pessoas sensíveis do planeta!
      Obrigada por visitar e comentar.
      Mil beijos

      Excluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...