5 de jul de 2009

Fibromialgia e exercícios físicos

Os médicos que me acompanham recomendaram que eu fizesse algum exercício físico, mas até agora andei enrolando.
Nunca freqüentei uma academia porque não tive vontade, o que sempre gostei de fazer é caminhar, mas por causa da depressão e das dores me tornei sedentária e isso já me prejudicou demais. Se eu for liberada pela cardiologista para fazer exercícios vou começar em breve, sei que no inicio vai doer um pouco, mas vai valer a pena fazer o sacrifício.

Encontrei neste site, informações importantes sobre exercícios físicos para os fibromialgicos.
Fonte:http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_artigos&id_mat=12

Abordagem física

Efeitos benéficos dos exercícios físicos
Todas as pessoas precisam fazer alguma forma de exercício para manter um condicionamento físico compatível com as atividades que exerce. Na fibromialgia os exercícios são particularmente úteis. No entanto nota-se que muitas pessoas com fibromialgia ficam desencorajadas a fazer atividades físicas, poupando os movimentos nos locais dolorosos por temerem um agravamento de seus sintomas. Esse raciocínio é errôneo, pois, por meio de exercícios físicos, pode-se promover um relaxamento nos locais de dor, bem como uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida. Os exercícios físicos na fibromialgia, além de promover um melhor condicionamento cardiovascular, atuam sobre o sistema musculoesquelético, ou seja, favorecem a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada, promovem o alongamento de tendões, melhoram o equilíbrio durante a marcha, enfim, fazem a pessoa sentir-se melhor e mais saudável. É importante esclarecer algumas características dos programas de exercício físico para a fibromialgia. Uma delas é a característica aeróbica, ou seja, os movimentos não podem ser extenuantes porque isso prejudica o metabolismo da fibra muscular e favorece o acúmulo de substâncias que levam à dor. Portanto, trabalhos científicos são favoráveis a exercícios leves, progressivos, em pequena quantidade, mas que sejam realizados diariamente, de modo criterioso, regular e obedecendo a uma seqüência programada de forma personalizada. O limite do que pode ser feito é determinado pela própria pessoa e é influenciado pela idade, presença de doenças concomitantes e limitações do sistema locomotor, que se agravam com algum movimento específico. Além disso, de acordo com as pesquisas os exercícios devem ser praticados no período da manhã, mas os cuidados com a postura devem ser tomados durante o dia todo, no sentido de prevenir sobrecargas e esforços repetitivos. Deve-se ressaltar ainda que a pessoa que pratica exercícios físicos torna-se mais disposta: observa-se melhora do humor, das expectativas e uma postura mental mais positiva. Isso sem falar na melhora da auto-estima.

Continue lendo esta matéria, Efeitos maléficos da falta de exercícios físicos, no link abaixo:
* * * * *

2 comentários:

  1. Oi Cristina gostei mto dessa materia sobre exercicios fisicos.O q ta me prendendo a atençao nas postagens do seu blog e q vc parece estar falando por mim.Veja se me explico melhor.Td q vc comenta e o q realmente eu q tenho 20 ANOS de dores q ja perdi a condiçao de me expressar sozinha ,de repente encontro vc relatando c toda intensidade e dor o q realmente nos fibromialgicos vivemos .Saiba q se vc raciocina td isso sozinha vc tem mto a agradecer,pois eu ja perdi essa condiçao.
    Qto aos exercicios fisicos vc deu um show realmente e tanta dor q a gente acha q n da p caminhar na d nem p virar o pescoço.Mais tenho uma OTIMA NOTICIA .INICIEI UM ALONGAMENTO C ATENDIMENTO INDIVIDUAL.No atendimento achei q fosse sair QUEBRADA.
    Qual n foi minha surpresa?Doeu pra dana mas foi dor do alongamento,parece q tou perdendo o medo de me movimentar.ISSO E BOM DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    BJAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cornélia. Fico muito feliz em saber que está começando atividade física, por incrível que pareça, isso é fundamental. Também passei por uma fase em que não conseguia raciocinar direito, mas isso passou e estou bem melhor. A fibro é cheia de fases! Já passei pela fase do medo também! Tinha medo de tudo! Estou feliz por vc e sei que vai melhorar! Mil bjs

    ResponderExcluir

Gostou do que viu aqui?
Deixe seu comentário.
Responderei assim que possível.
E não esqueça de recomendar aos seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...